quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Canoagem - Serra do Cipó

Saindo do asfalto e caindo na água!!

Serra do Cipó, aproximadamente 100km distante de Belo Horizonte.

Lugar lindo, com cachoeiras maravilhosas, pousadas super aconchegantes, comidinha mineira, trilhas, rios, paisagens, enfim. Um lugar que vale a pena conhecer!

Domingo de manhã, mais um dia de chuva fina, tempo fresco e a pergunta: porque não descer um rio, fazer uma canoagem?

Na companhia do casal de amigos Débora e Flávio começamos os preparativos. Barcos, canoas, botes, caiaques, salva-vidas, capacetes, roupas de neoprene, remos etc.


Com tudo embarcado, partimos em direção à chamada Ponte de Ferro. Esta ponte está localizada na Lapinha de Santana do Riacho, sobre o Rio Parauninhas.

Terminamos os preparativos sobre a ponte e colocamos as embarcações no rio.


A intenção era descer o rio e fazer o percurso com chegada no chamado Curral Queimado, onde o carro estaria nos esperando. Acontece que, devido às chuvas, o rio estava mais de 6 metros acima de seu nível normal, o que dificultou muito a descida.


As árvores estavam praticamente encobertas, ficando somente suas copas para fora. Somando isso à forte correnteza, a conclusão do percurso foi literalmente por "água abaixo".






Tivemos a canoa virada por diversar vezes, tomamos caldo, remamos forte e, ao nos depararmos com uma pequena trilha, resolvemos parar por ali, depois de quase 3 horas de descida do rio. Paramos na altura da chamada Lapa da Sucupira



Exaustos, com adrenalina a mil, saltamos dos barcos e fomos procurar um lugar com sinal de celular para chamar o carro de volta. Pegamos uma trilha desconhecida e depois de mais de 1 hora de caminhada na lama, finalmente conseguimos contato e fomos praticamente resgatados!






Lição do dia: em dias de chuva, vá pegar um cinema! rsrs


Caminho para Ponte de Ferro

Início da descida


Paredão de pedra

Caminhada

2 comentários:

Deixe seu comentário!