terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Chapada dos Guimarães - Mato Grosso

Chapada dos Guimarães é um município brasileiro localizado no estado do Mato Grosso.

Aproximadamente 65km distante de Cuiabá, a Chapada possui inúmeros atrativos turísticos, como sítios arqueológicos, sítios paleontológicos, cavernas, paredões, nascentes, cachoeiras, além de 3.300 km² de Parque Nacional.


Situada sobre uma das placas tectónicas mais antigas do planeta, a região da Chapada já foi fundo de mar, deserto e floresta.

O clima na Chapada é tropical, bem mais ameno do que em Cuiabá, devido à sua localização.

O limite do município de Cuiabá e Chapada dos Guimarães é demarcado pelo chamado Portão do Inferno, um mirante na beira da rodovia que proporciona a vista da Cidade de Pedra. O Portão do Inferno é um momento no qual a estrada passa por uma curva ao lado de um canyon de mais de 50m de altura.

Diz a lenda que se você parar o carro em ponto morto na subida da serra, antes da curva do Portão, o carro sobe ao invés de descer. Não fizemos esse teste, mas certamente faremos numa próxima oportunidade!

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, pertencente ao município de Chapada dos Guimarães, foi criado em 1989, fruto de esforço de cientistas, pesquisadores e ambientalistas preocupados com a degradação da natureza. Dentro do Parque estão as nascentes e cabeceiras de diversos rios que, por conta da topografia acidentada do local, formam inúmeras e belíssimas cachoeiras.

O Parque abriga diversas trilhas que te levam às mais lindas cachoeiras. Na reserva é possível fazer desde as mais curtas caminhadas, como trilhas de quatro, cinco horas de duração.

Estivemos na Chapada em duas ocasiões, em dezembro passado e janeiro deste ano. Na primeira ocasião fizemos a trilha do Lago Azul / Caverna Aroe Jari e a trilha das 7 quedas, na qual passamos por 7 cachoeiras. Conhecemos também o mirante da Chapada, onde o pôr do sol é maravilhoso. Na segunda ocasião conhecemos a famosa cachoeira Véu de Noiva, com 86m de queda d'água.





A região abriga diversos animais. Durante a caminhada nos deparamos com pegadas de lobos, marcas de onças e vimos uma anta atravessando a trilha.










A parte mais emocionante ficou por conta do encontro com uma cobra bem na beira da trilha. Segundo nosso guia, a cobra é da espécie boipeva.










A noite na cidade é muito agradável, aos finais de semana são montadas feiras de artesanato na praça principal e a cidade possui diversos bares, restaurantes, musica ao vivo e ótimos vinhos!






Fotos!!


Lago Azul
Caverna Aroe Jari - maior caverna de arenito do Brasil






Cachoeira Véu de Noiva - 86m de queda d'água
Por do sol no Mirante do Centro Geodésico da Chapada






Interior da caverna Aroe Jari
Imensos campos de plantação de soja



4 comentários:

Deixe seu comentário!